Pular para o conteúdo principal

 

Resenha: Cinzas na neve - Ruta Sepetys

”É preciso defender o que é certo sem esperar gratidão nem recompensa.” (p.16)

Cinzas na neve é um livro narrado em primeira pessoa por Lina, uma garota de 15 anos que mora na Lituânia e é filha do reitor da universidade. O país é ocupado pela União Soviética e sua família é deportada pois está na lista de pessoas consideradas antisoviéticas.

Lina, Elena (sua mãe) e Jonas (seu irmão) são expulsos de casa pela NKVD e exportados em um vagão junto com outras pessoas. Quando chegam em um campo em Altai, todos são obrigados a trabalhar em troca de um pão. A obra retrata a luta pela sobrevivência ao sentir fome, frio, sede e ao ter de enfrentar violência, humilhação e doenças.

A narrativa alterna de presente e passado. Não de forma solta ou jogada, ao contrário, é a partir de um acontecimento no presente que faz com que a personagem tenha uma lembrança do passado.

A narrativa é instigante, a cada página lida, sentia vontade de ler logo outra. Os capítulos são curtos e a apesar de ser uma história triste e difícil de digerir, a leitura flui facilmente.

Os personagens são muito cativantes. É uma história baseada em fatos reais. A autora viajou á Lituânia para realizar pesquisas, então muitos dos acontecimentos descritos no livro foram relatados por sobreviventes, experiências compartilhadas por pessoas que foram deportadas. No entanto, exceto pelo Dr. Samodurov, os personagens são fictícios.

”Minha professora de artes dizia que, se você respirasse fundo e imaginasse alguma coisa, era possível estar lá. Você podia ver e sentir essa coisa. Nas nossas noites em claro com a NKVD, aprendi a fazer isso. Durante aqueles períodos de silêncios, eu me agarrava a meus velhos sonhos. Era sob a mira de uma arma que eu abraçava todas as esperanças e me permitia desejar do fundo do coração. Komorov acreditava estar nos torturando. Mas fugíamos para uma imobilidade bem dentro de nós. Ali encontrávamos força.” (p.118-119)

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐+❤️

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Isso ninguém me tira - Ana Maria Machado  O livro conta a história de duas primas Gabriela e  Dora. Dora é loucamente apaixonada por Bruno. E conta tudo para a prima, e pra todo mundo. Uma paixão platônica. Pois, apesar de ama-lo e falar pra todo mundo sobre ele, sua timidez não deixa que passe disso, ela não consegue falar com ele. Até em um momento que ele se dirige para ela lhe fazendo uma pergunta,  ela apenas responde com um balançar de cabeça representando um sim. Bruno não sabe desse sentimento que ela tem por ele. Não tem a menor ideia.  Quando está na praia ele quer pedir a alguém para que segure sua camisa para ele ir poder nadar, mas a garota que ele conhecia - Dora - vai pra água, então ele entrega a sua amiga, Gaby, e eles conversam, e ele gostou muito dela, de conversar com ela. Mas Gaby sabe que sua prima é louca por ele, então fala pra ele sobre sua prima, a apresenta, e vai para água,deixando os dois sozinhos. Ele não conseguiu ter um bom diálogo com
Resenha: 6 vezes lucas - Lygia Bojunga 6 vezes Lucas é um livro muito instigante. Ao começar a leitura, logo nos apegamos ao personagem principal Lucas, que assim como toda criança tem sentimentos de medo, solidão, ciúme, etc. A escrita de Lygia é maravilhosa, apesar de ser um livro infanto-juvenil, ele pode ser lido por qualquer faixa etária. 6 vezes Lucas conta 6 acontecimentos marcantes na vida de Lucas. São 6 capítulos intitulados: 1. Lucas e a Cara. 2. Lucas e o Cachorro. 3. Lucas e a Lenor. 4. Lucas e o Terraço. 5. Lucas e a Coisa. 6. Lucas, e agora? O capítulo dois (Lucas e o Cachorro) foi o que eu mais gostei, pois tem relação com a capa do livro.  No capítulo dois aborda o desejo de Lucas em ter um cachorrinho para lhe fazer companhia, por isso pede ao pai de presente e não cansa de falar sobre isso.  O pai a fim de calar o filho, diz que se ele não falar mais, vai lhe dar de presente um cachorro no dia do seu aniversário. Então Lucas para de falar, mas ele para
 Resenha: O jardim secreto - Frances Hodgson Burnett "Uma das coisas estranhas de se viver no mundo é que só de vez em quando se tem certeza de que se vai viver pra sempre e sempre e sempre.” (p. 236)  O jardim secreto conta a história de Mary uma menina indiana muito mimada e arrogante que não recebia atenção da mãe, que não tinha amigos e que não gostava de ninguém.  Quando acontece um surto de cólera e todos da sua casa vem a falecer, Mary que estava escondida num quarto é resgatada e levada para casa do tio Archbald Craven em Misselthwaite, onde ela ouviu falar de cem quartos que ninguém entrava e de um jardim trancado há dez anos que foi enterrado a chave. Isso a deixa interessada e curiosa. A menina também ouve barulhos que parecem ser gritos de choros dentro de casa. Todos esses mistérios a intrigam e ela deseja desvenda-los. “Coisas boas vão acontecer até que você as façam acontecer.” (p. 262) No decorrer da narrativa, seu temperamento muda e ela passa