Pular para o conteúdo principal

 A metamorfose - Kafka


A obra narra a história de Gregor que acorda metamorfoseado em um inseto monstruoso.

"Isso de acordar cedo”, pensou, “deixa a pessoa completamente idiotizada. O homem precisa do seu sono.

No início da narrativa nota-se a ansiedade de Gregor em tentar se levantar da cama para ir ao trabalho. Mesmo insatisfeito com o trabalho que tem, o protagonista se preocupa com as suas responsabilidades, mas no estado atual que se encontra não tem como as cumprir.

Todos da casa (sua mãe, seu pai e sua irmã) acham estranho que Gregor não se levantou e não foi ao trabalho por isso eles batem em sua porta em busca de respostas.

Gregor não consegue sair da cama, ele perdeu o horário do trabalho e está preocupado em alguém da firma aparecer em sua casa e logo o que ele teme, ocorre: o gerente chegou - este insatisfeito com a falta de Gregor.

O protagonista, o tempo todo está preocupado com seus pais e sua irmã, visto que ele é o responsável pelo sustento da família.

“reflexões frias, mesmo as muito frias, são melhores do que decisões desesperadas.”

É interessante a forma como o autor descreve a metamorfose, destacando que no começo Gregor não consegue “comandar” suas várias perninhas e não está habituado ao seu novo corpo, possuindo dificuldade de dominá-lo.

É uma obra curta e instigante, narrada em terceira pessoa. O livro faz uma crítica sobre crise econômica e o indivíduo diante da opressão burocrática.

Em algumas partes do livro, senti pena de Gregor pois o amor fraterno que ele sentia pela família não era retribuído devido às circunstâncias que ele se encontrava no momento. O que me fez refletir sobre a ingratidão e falta de empatia, pessoas que não se importam com o outro, apenas estão interessadas no que ele tem a oferecer. Quando este nada tem, é rejeitado. O “amor” só ocorre quando lhes convém.

Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Isso ninguém me tira - Ana Maria Machado  O livro conta a história de duas primas Gabriela e  Dora. Dora é loucamente apaixonada por Bruno. E conta tudo para a prima, e pra todo mundo. Uma paixão platônica. Pois, apesar de ama-lo e falar pra todo mundo sobre ele, sua timidez não deixa que passe disso, ela não consegue falar com ele. Até em um momento que ele se dirige para ela lhe fazendo uma pergunta,  ela apenas responde com um balançar de cabeça representando um sim. Bruno não sabe desse sentimento que ela tem por ele. Não tem a menor ideia.  Quando está na praia ele quer pedir a alguém para que segure sua camisa para ele ir poder nadar, mas a garota que ele conhecia - Dora - vai pra água, então ele entrega a sua amiga, Gaby, e eles conversam, e ele gostou muito dela, de conversar com ela. Mas Gaby sabe que sua prima é louca por ele, então fala pra ele sobre sua prima, a apresenta, e vai para água,deixando os dois sozinhos. Ele não conseguiu ter um bom diálogo com
Resenha: 6 vezes lucas - Lygia Bojunga 6 vezes Lucas é um livro muito instigante. Ao começar a leitura, logo nos apegamos ao personagem principal Lucas, que assim como toda criança tem sentimentos de medo, solidão, ciúme, etc. A escrita de Lygia é maravilhosa, apesar de ser um livro infanto-juvenil, ele pode ser lido por qualquer faixa etária. 6 vezes Lucas conta 6 acontecimentos marcantes na vida de Lucas. São 6 capítulos intitulados: 1. Lucas e a Cara. 2. Lucas e o Cachorro. 3. Lucas e a Lenor. 4. Lucas e o Terraço. 5. Lucas e a Coisa. 6. Lucas, e agora? O capítulo dois (Lucas e o Cachorro) foi o que eu mais gostei, pois tem relação com a capa do livro.  No capítulo dois aborda o desejo de Lucas em ter um cachorrinho para lhe fazer companhia, por isso pede ao pai de presente e não cansa de falar sobre isso.  O pai a fim de calar o filho, diz que se ele não falar mais, vai lhe dar de presente um cachorro no dia do seu aniversário. Então Lucas para de falar, mas ele para
 Resenha: O jardim secreto - Frances Hodgson Burnett "Uma das coisas estranhas de se viver no mundo é que só de vez em quando se tem certeza de que se vai viver pra sempre e sempre e sempre.” (p. 236)  O jardim secreto conta a história de Mary uma menina indiana muito mimada e arrogante que não recebia atenção da mãe, que não tinha amigos e que não gostava de ninguém.  Quando acontece um surto de cólera e todos da sua casa vem a falecer, Mary que estava escondida num quarto é resgatada e levada para casa do tio Archbald Craven em Misselthwaite, onde ela ouviu falar de cem quartos que ninguém entrava e de um jardim trancado há dez anos que foi enterrado a chave. Isso a deixa interessada e curiosa. A menina também ouve barulhos que parecem ser gritos de choros dentro de casa. Todos esses mistérios a intrigam e ela deseja desvenda-los. “Coisas boas vão acontecer até que você as façam acontecer.” (p. 262) No decorrer da narrativa, seu temperamento muda e ela passa